
Por: Gavin L. Aitken
O livro de Josué é um livro de transição. Existe uma transição de liderança. O fato que Moisés morreu, depois de uma liderança bem sucedida, poderia ter causado uma situação caótica na nação, se não fosse por um fator indispensável. Veja como Josué 1:2 comunica esse acontecimento sem nenhum problema: "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel".
Um dos grandes problemas hoje em dia, quando vamos assumir qualquer novo posto, é saber exatamente o que as pessoas esperam de nós em termos de responsabilidade. Moisés teve a felicidade de deixar isto claro para Josué na primeira vez que encontramos Moisés e Josué juntos é em Êxodo 17:9, na vitória sobre Amaleque. Não somente é marcante, por ser o primeiro encontro mencionado entre os dois, mas o fator indispensável, que teve seu início neste momento também. Refiro-me ao vs. 14 do mesmo capítulo: "Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué". Daí para frente as duas coisas andam juntas, Josué e o Livro.
Este Livro foi essencial na transição. Voltando para Josué 1:8, Moisés havia deixado a seguinte instrução com Josué: "Não cesses de falar deste Livro da Lei (o Pentateuco, no caso), antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito". Josué receberia sua orientação por meio do livro deixado nas mãos dele. Cada vez que ele meditava, sua meditação seria baseada no livro. Cada vez que ele falava, a sua fala seria fundamentada no livro. Inclusive, ele não podia partir para algo que não estivesse no livro: "Não desvies, nem para a direita, nem para a esquerda".
Com isso traz segurança na hora da transição, os parâmetros são pré-estabelecidos. Josué teria a garantia de um ministério bem-sucedido se levasse este fator indispensável em consideração ( vs.7). É a minha oração e a minha preocupação que esse mesmo fator indispensável seja levado a sério em todo e qualquer ministério nosso. Estamos vivendo em dias quenado padrões fixos são bastante questionados, mas este mesmo livro continua trazendo crenças, convicções, certeza e credibilidade, algo que falta muito hoje em dia.