quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O FIM ESTÁ PRÓXIMO!!!!!!!!!!!!!


Não, chicos y chicas, não me refiro ao ano de 2009, que se aproxima do encerramento; nem das previsões apocalípticas dos Maias - mais uma!; e tampouco a um fim do Coritiba Foot Ball Club - a punição de 30 mandos mais os seiscentinhos serão reduzidos no Pleno do STJD, certamente; foi uma aberração o tamanho da pena, considerando casos correlatos em estádios Brasil afora, com castigos tão pesados quanto plumagem de ganso.

(Necessário aqui abrir parênteses: as tolices da diretoria em todo o episódio do rebaixamento causaria inveja aos roteiristas do Pateta, de Disney - quá! quá! iac! iac!)

O fim que está próximo, parece, e gostaria de acreditar, é essa anomalia das torcidas organizadas. Distorceram tanto sua função de simples torcedores que estão se autodestruindo.

O Secretário de Segurança Delazari pede o fim incondicional dos apêndices violentos de nossos clubes de futebol; a Câmara de Vereadores quer cadastro e monitoramento por imagem nos estádios com mais de 15 mil lugares, pra ver quem entra e sai - só irão conseguir retratinhos 3x4 com isso.

De minha parte, nunca tivesse visto os carinhas de punhos cerrados e mostrando armas de fogo, os defenderia até os quintos dos infernos. Mas não dá. Sujou.

Pra fechar - e prometo não tocar mais no assunto: as organizadas precisam seriamente repensar seu papel de torcedor. Têm de ficar trancadas num quarto, de castigo, refletindo até cair a ficha. Talvez voltar a atuar, mas numa outra geração, não nesta.

***

Em tempo: veja esta pesquisa da PressFC - também não conhecia:

"Sem organizadas, 60% dos brasileiros voltariam aos estádios, atesta pesquisa. Seis a cada dez brasileiros que não vão aos estádios voltariam aos campos se as torcidas uniformizadas fossem banidas do futebol. É o que revela pesquisa TNS Sport Brasil realizada no final de novembro nos 27 Estados e no Distrito Federal.

A pergunta 'Se as torcidas organizadas fossem banidas, o senhor iria assistir aos jogos no estádio?' foi feita àqueles que afirmaram não acompanhar as partidas in loco. Responderam afirmativamente, 61,07% dos entrevistados.

'É um número bastante expressivo. Podemos afirmar tranquilamente que as torcidas organizadas afastam um bom número de torcedores dos estádios e que os clubes estão perdendo receita significativa com a conivência com os uniformizados', afirma César Gualdani, sócio-diretor da TNS Sport Brasil.

Para o torcedor brasileiro, a principal responsabilidade pela violência nos estádios são as torcidas organizadas, com 86% das citações. As autoridades de segurança pública vêm em seguida, com 7%.

Curitiba, palco da mais violenta briga entre torcedores em 2009, é a terceira cidade brasileira que mais rejeita as facções uniformizadas. 91% dos curitibanos afirmam que são elas as maiores responsáveis pela violência. Santos lidera, com 95%, seguida de Florianópolis, com 92%. São Paulo ocupa a quarta posição, com 87%".

 /

Nenhum comentário: