terça-feira, 15 de janeiro de 2008

"Não cesses de falar deste Livro…" Josué 1:8






Por: Gavin L. Aitken


O livro de Josué é um livro de transição. Existe uma transição de liderança. O fato que Moisés morreu, depois de uma liderança bem sucedida, poderia ter causado uma situação caótica na nação, se não fosse por um fator indispensável. Veja como Josué 1:2 comunica esse acontecimento sem nenhum problema: "Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel".

Um dos grandes problemas hoje em dia, quando vamos assumir qualquer novo posto, é saber exatamente o que as pessoas esperam de nós em termos de responsabilidade. Moisés teve a felicidade de deixar isto claro para Josué na primeira vez que encontramos Moisés e Josué juntos é em Êxodo 17:9, na vitória sobre Amaleque. Não somente é marcante, por ser o primeiro encontro mencionado entre os dois, mas o fator indispensável, que teve seu início neste momento também. Refiro-me ao vs. 14 do mesmo capítulo: "Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué". Daí para frente as duas coisas andam juntas, Josué e o Livro.

Este Livro foi essencial na transição. Voltando para Josué 1:8, Moisés havia deixado a seguinte instrução com Josué: "Não cesses de falar deste Livro da Lei (o Pentateuco, no caso), antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito". Josué receberia sua orientação por meio do livro deixado nas mãos dele. Cada vez que ele meditava, sua meditação seria baseada no livro. Cada vez que ele falava, a sua fala seria fundamentada no livro. Inclusive, ele não podia partir para algo que não estivesse no livro: "Não desvies, nem para a direita, nem para a esquerda".

Com isso traz segurança na hora da transição, os parâmetros são pré-estabelecidos. Josué teria a garantia de um ministério bem-sucedido se levasse este fator indispensável em consideração ( vs.7). É a minha oração e a minha preocupação que esse mesmo fator indispensável seja levado a sério em todo e qualquer ministério nosso. Estamos vivendo em dias quenado padrões fixos são bastante questionados, mas este mesmo livro continua trazendo crenças, convicções, certeza e credibilidade, algo que falta muito hoje em dia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Falar de Cristo eh sempre bom, mais real de tudo eh que estamos perto de vê-lo em sua glória e majestade. GLÓRIA A DEUS!

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta... .